Advertisement
O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso "Histórias das Músicas Ligeiras (3ª série)", por David Mourão Ferreira, a realizar-se nos dias 2,3,9,16 e 17 de Novembro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.Inscreva-se em: https://www.elcorteingles.pt/ambitocultural/curso-historia-das-musicas-ligeiras-3-serie-121374/?view=1
Sinopse
Se a 2ª Série foi inteiramente dedicada à década de 1960, de Londres à Califórnia, sem esquecer o Brasil dos Festivais e do Tropicalismo. A Música Popular reflecte e inventa um mundo novo. Nesta 3ª série de sessões, David Mourão Ferreira explora a evolução da música popular entre os séculos XIX e **, desde a tradição até às grandes transformações musicais dos anos 60. Vamos descobrir como artistas como Bob Dylan, os Beatles, os Beach Boys e Johnny Cash revolucionaram a música, refletindo mudanças culturais, sociais e tecnológicas que marcaram uma geração.
Sessões
1ª Sessão – Dia 2 de Novembro: Viagem a Itália: do Barbeiro de Sevilha (1816) até aos Cantautores dos anos 60 e 70 do século **, sem esquecer a Canção Napolitana e o Festival de San Remo.
2ª Sessão – Dia 3 de Novembro: Anos 60 - Bob Dylan e as novas fronteiras da Música Popular Norte-Americana (1): palavras novas, da crise do Rock’n’Roll até ao encontro de Dylan com os Beatles, passando pelo renascer do Folk, os êxitos do Surf e a explosão da música Soul (1959/1964)
3ª Sessão – Dia 9 de Novembro: Anos 60 - Bob Dylan e as novas fronteiras da Música Popular Norte-Americana (2): da “traição” de Dylan até ao Festival de Monterey, passando pelo apogeu dos Beach Boys, a música das Drogas e a afirmação da Contra-Cultura (1964/1967)
4ª Sessão – Dia 16 de Novembro: Anos 60: os Beatles, a Pop Inglesa e a revolução nos estúdios (3): do fracasso de “Magical Mistery Tour” até ao canto do cisne em “Abbey Road”, passando pelo triunfo dos álbuns conceptuais e o prenúncio da década seguinte (1967/1969)
5ª Sessão – Dia 17 de Novembro: Anos 60 - Bob Dylan e as novas fronteiras da Música Popular Norte-Americana (3): do Summer Of Love em San Francisco até ao massacre em Altamont, passando por Woodstock e pela segunda vida de Johnny Cash (1967/1969).
Advertisement
Event venue
Avenida da República, 1435, 4430-999 Vila Nova de Gaia, Portugal, Avenida da República 1431, 4430-204 Vila Nova de Gaia, Portugal, Vila Nova De Gaia
Tickets
Discover more events by tag
Education in Vila Nova de GaiaMusic in Vila Nova de GaiaHistory in Vila Nova de GaiaFestivals in Vila Nova de GaiaPerformances in Vila Nova de GaiaSports in Vila Nova de GaiaEntertainment in Vila Nova de Gaia