Circuito dos 11 Moinhos do Milharado

Sat Jul 04 2026 at 09:30 am to 02:00 pm UTC+01:00

R. Anselmo Manuel Carreira 63, 2665-307 Milharado | Torres Vedras

Caminhando.pt
Publisher/HostCaminhando.pt
Circuito dos 11 Moinhos do Milharado
Advertisement
EVENTO: Circuito dos 11 Moinhos do Milharado
🎰DATA DE REALIZAÇÃO: 4 DE JULHO 2026
Esta proposta de Caminhada tem inicio junto ao Pavilhão da Associação Cultural e Desportiva do Milharado, e percorre desde o centro da vila, caminhos rurais e trilhos de grande densidade paisagística e rural, tendo quase sempre por companhia, os vários moinhos existentes nesta região, testemunho vivo de grande actividade. Percorreremos vários lugares desta freguesia, com diversas panorâmicas, que vão desde a majestosa Serra do Socorro, aos vários montes e vales da zona da Malveira. Mais um evento a não perder!
Milharado:
O Milharado é hoje sede de uma das mais próperas e também das mais extensas das actuais freguesias do concelho de Mafra, de onde dista cerca de 18 kms. Pertenceu ao antigo concelho de Enxara dos Cavaleiros, extinto pelo Decreto de 24 de Outubro de 1855. As suas raízes históricas recuam longe no tempo, como o demonstram os vestígios relativos a vários momentos do Calcolítico, inicial e pleno (entre 2500 e 2000 a.C.), encontrados a cerca de 500 metros do local onde hoje se ergue a sua Igreja Matriz, e Neolíticos e Romanos, encontrados no lugar de Rólia, também próximo da sede de Freguesia. Da origem do seu nome nada se sabe, mas segundo a lenda: " Um fidalgo de passagem por esta zona, terá perguntado a um trabalhador que se encontrava na sementeira do milho, o nome deste lugar, e a quem o dito trabalhador respondeu: - Não tem nome. Então o fidalgo ao ver o trabalhador a semear milho utilizando um arado logo disse: - A partir de agora começa-se a chamar Milho-Arado".
Os Moinhos:
No cimo da serra que lhe serve de encosta ao seu casario, os seus Moinhos de vento com cerca de 170 anos, dão aquele lugar, como que um espelho da natureza, pelas vistas maravilhosas que dali se desfrutam, que aliadas à hospitalidade e cordialidade do seu povo, são o melhor postal ilustrado desta bela zona da "Região Saloia".
✔Pontos de interesse:
• Moinhos do Milharado
• Igreja Paroquial do Milharado
• Moita
• Espregueiras
• Godeis
• Castelo Picão
• Casal do Pedregulho
• Paisagens naturais
🚩Ponto do Encontro
R. Anselmo Manuel Carreira 63,
2665-307 Milharado
Em frente ao Pavilhão do ACD Milharado
Latitude: 38°56'51.38"N
Longitude: 9°11'56.26"W
🕒Hora de Partida: 9h30
🕒Hora prevista para o final: 14h
Distância: 15kms
Dificuldade: 3.5 (escala de 1 a 5, sendo 5 o mais difícil)
Valor: 10€ por pessoa
Inclui: Guias
Seguro de Acidentes Pessoais
Seguro de Responsabilidade Civil
Inscrições em WWW.CAMINHANDO.PT
REGISTADO NO TURISMO DE PORTUGAL
Reconhecido pelo ICNF como Turismo de Natureza
RNAAT Nº 533/2015
RNAVT Nº 6709
Advertisement

Event Venue

R. Anselmo Manuel Carreira 63, 2665-307 Milharado, Rua Actriz Beatriz Costa 3, 2665-307 Mafra, Portugal, Torres Vedras

Tickets

Icon
Concerts, fests, parties, meetups - all the happenings, one place.

Ask AI if this event suits you:

More Events in Torres Vedras

Caf\u00e9 com Filmes | Sess\u00e3o especial Curtas de Estudantes
Thu, 09 Jul at 09:00 pm Café com Filmes | Sessão especial Curtas de Estudantes

Teatro-Cine de Torres Vedras - Av. Tenente Valadim, 19, Torres Vedras, Portugal

Dark Revolution Party
Sat, 11 Jul at 03:00 pm Dark Revolution Party

Torres Vedras

Batalha do Vimeiro 1808
Fri, 17 Jul at 06:00 pm Batalha do Vimeiro 1808

CIBV - Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro

Ultra Gravel Running Santa Cruz
Sat, 18 Jul at 06:00 pm Ultra Gravel Running Santa Cruz

Praia De Santa Cruz, Torres Vedras, Portugal

TNT 2026
Sat, 25 Jul at 12:00 am TNT 2026

Rua da Guerra Peninsular nº 11 F , 2530 Toledo, Portugal

Torres Vedras is Happening!

Never miss your favorite happenings again!

Explore Torres Vedras Events