Advertisement
PROGRAMA"Viagem do voto, da urna à Televisão, uma história democrática desde há 50 anos"
Orador: Dr. João Palmeiro
Há 50 anos, no ano de 1976, os portugueses votaram, pela primeira vez em mais de 100 anos, quatro vezes em eleições democráticas, transparentes e seguras.
Nesse ano de 1976, cumpriu-se na globalidade a promessa da democratização de Portugal através da escolha constitucionalmente determinada de eleições universais, livres e transparentes. E, pela primeira vez na história constitucional portuguesa, houve um voto livre e universal para as autarquias locais.
Os quatro actos eleitorais de 1976 foram comprovadamente livres, universais e transparentes. As conferências, realizadas no âmbito da exposição “A Logística da Democracia” (Palácio da Independência – Lisboa), abordam e aprofundam este facto decisivo e determinante.
A primeira conferência em 12 de Outubro as 17h30, no Salão Nobre da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, tem como orador João Palmeiro* e versará sobre a transparência e o papel dos media na construção de uma sólida reputação e na verificação dos resultados.
* Joao Palmeiro foi entre 1975 e 1988 o responsável pela criação, gestão e desenvolvimento da divulgação dos resultados eleitorais em Portugal.
Sessão complementar à exposição "A Logística da Democracia", em exibição no Palácio da Independência
Salão Nobre
Palácio da Independência
Apoio: DGLAB-Torre do Tombo e RTP.
NOTA: esta celebração enquadra-se também nas comemorações dos 900 anos de Portugal, dentro do ciclo largo que se iniciou em 2025 e termina em 2085.
-------------------------
A sessão decorrerá também online com transmissão em directo, via streaming, nas seguintes plataformas:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sociedadehistorica/
Facebook: https://www.facebook.com/sociedadehistorica/
YouTube: https://www.youtube.com/@sociedadehistorica
Advertisement
Event venue
Palácio da Independência, Escadas da Barroca 2A, 1150-062 Lisboa, Portugal, Lisbon
Tickets