Advertisement
Contando com a presença do realizador palestiniano, Yousef Al-Helou, exibimos o seu documentário "The Phoenix of Gaza".Idioma: Inglês
Legendas: Português
Duração: 52 minutos
Entrada: 4€/5€
Depois de uma década longe de casa, começando em 2013 com uma bolsa de estudos no Reuters Institute for the Study of Journalism na Universidade de Oxford, Yousef decidiu voltar a Gaza para se reconectar com as pessoas e os lugares de sua infância. Sua intenção era fazer um documentário, que revelaria as belezas, alegrias e tesouros ocultos de Gaza.
Yousef criou um extenso reportagens sobre os edifícios históricos de Gaza, espaços recreativos, sua vida de praia, seus olivais e pomares, seus museus, mesquitas, igrejas, restaurantes, shoppings, mercados, cerimônias de formatura e casamentos, patrimônio cultural, além de capturar raras filmagens aéreas de Gaza.
Pouco Yousef percebeu que as filmagens feitas durante sua viagem de 2 meses se tornariam alguns dos últimos registros da vida cultural, social e recreativa do enclave sitiado e bloqueado antes de sua destruição absoluta por Israel, começando em 8 de outubro de 2023, uma guerra devastadora que já dura mais de 600 dias.
A Fênix de Gaza – Imagens inéditas da beleza de Gaza e da resiliência de seus habitantes é um filme pessoal único, gravado apenas semanas antes do início do genocídio, mostrando imagens raras de Gaza antes de sua destruição e agora servindo como um arquivo de seu passado.
Crescendo como descendente de refugiados sob ocupação israelense, a vida de Yousef foi moldada pelo conflito implacável ao seu redor. Esse ambiente, tão duro como era, despertou nele uma paixão pelo jornalismo, uma ferramenta que ele esperava usar para compartilhar as verdades de sua terra natal.
Os registros únicos e pessoais de Yousef sobre Gaza em 2023 servem como um arquivo valioso da colossal escala do genocídio perpetrado não apenas nas vidas e lares dos gazenses, mas também nos marcos cívicos, históricos, culturais e patrimoniais, locais recreativos, resorts, hotéis, parques, na praia, bem como em todos os aspectos da vida.
Selecionando material do extenso arquivo de Yousef, O Fênix de Gaza é um filme pessoal. Convida os espectadores a ver Gaza através dos olhos de Yousef – um lugar onde, apesar da ocupação, do bloqueio e de um ataque militar por Israel, os gazenses exercem uma criatividade e resiliência, e uma beleza que se recusa a ser extinta.
Aumentado por uma entrevista reflexiva com o próprio Yousef, [O Fênix de Gaza] oferece um vislumbre trágico de uma sociedade prestes a ser destruída, e suas perspectivas em resposta. O filme demonstra que Gaza e seus residentes resilientes, que tanto sofreram, não desaparecerão e ressurgirão das cinzas.
O que era para ser um documentário sobre a vida se transformou em um elogio fúnebre para uma cidade e seu povo.
Um povo que, apesar de décadas de ocupação, bloqueio e dificuldades, continua a celebrar a vida em sua plena expressão.
Sim, Gaza era uma grande prisão sob cerco, mas seu povo desafiou o castigo coletivo e as severas restrições às importações e exportações. Com sua determinação, eles decoraram sua prisão, adaptaram-se e resistiram à submissão à humilhação. Eles continuaram a ser negados o direito à liberdade de movimento de e para a Faixa de Gaza costeira e a governar a si mesmos, já que o território devastado pela guerra ainda está sob controle de Israel por terra, ar e mar.
A irmã de Yousef e seus sete filhos foram mortos em 10 de dezembro de 2023 por um ataque israelense em sua casa. Eles permanecem enterrados sob os escombros. Dezenas de parentes de Yousef e mais de 245 colegas jornalistas estão entre os cerca de 65.000 mortos entre 8 de outubro de 2023 e 1 de setembro de 2025.
O documentário único já ganhou 20 prêmios de melhor documentário e melhor diretor.
Yousef Alhelou é um jornalista independente, analista político, cineasta e criador de conteúdo, além de intérprete simultâneo de árabe e inglês, baseado em Londres, Inglaterra. Ele frequentou a Universidade de Oxford em 2013 para um grau de pesquisa em jornalismo com bolsa de estudos. Ele também obteve um mestrado em relações internacionais pela Brunel University London. Yousef reportou em Gaza entre 2005 e 2013, e cobriu muitas guerras e ofensivas israelenses em Gaza.
Ele tem 1 milhão de seguidores no Instagram até que a Meta suspendeu sua conta em março passado. Ele recuperou o acesso à sua conta 4 meses depois, após fazer uma campanha de mídia online.
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Av. da República,14, 8700-310 Olhão, Portugal, Avenida da República 14, 8700-310 Olhão, Portugal, Faro
Concerts, fests, parties, meetups - all the happenings, one place.





