Advertisement
Cinema + Música | Anatomia da Errância #2: Stereossauro e "O Homem da Câmara de Filmar" de Dziga Vertov (1929) + Djset GOTYM/12
Entrada livre, com lotação limitada
Anatomia da Errância é um ciclo de cinema que acompanha diferentes identidades em transformação, revelando a beleza e a tensão da experiência humana em trânsito na busca por um sentimento de pertença. Entre filmes e música (ao vivo), a cada sessão propomos encontros sensoriais que atravessam geografias, culturas e tempos, convertendo este andar errante num convite à reflexão, à empatia e à descoberta de novas formas de olhar e estar no mundo.
“O Homem da Câmara de Filmar” é um manifesto radical da vanguarda soviética dos anos 20, um cinema que recusa a trama narrativa, o ator e os intertítulos, para se concentrar na “câmara-olho”, mais perfeita do que o olho humano. Dziga Vertov cria um filme ao contrário, ritmado e poético, que Jean Rouch descreveu como o documentarista das festas revolucionárias, uma obra que só viria a ser conhecida em Portugal após o 25 de abril de 1974.
Nesta sessão, a energia e experimentação do cinema de Vertov encontram a música de Stereossauro, músico e DJ autodidata que mistura fado tradicional com eletrónica. Quatro vezes campeão mundial de DJ e vencedor de dois títulos DMC em 2024, Stereossauro cria uma banda sonora ao vivo que transforma a projeção num cineconcerto pulsante, celebrando o ritmo, a invenção e a potência revolucionária das imagens.
No final deste cineconcerto, Stereossauro entrega os pratos ao DJ set de GOTY, artista aveirense que já nos fez viajar noutras noites sem sairmos da caixa negra.
Youtube Stereossauro: https://www.youtube.com/@stereossauro
Este evento resulta de uma co-produção entre o GrETUA e o Salão Piolho - INATEL
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
GrETUA, Gretua, 3810-502 Aveiro, Portugal, Aveiro