Advertisement
ALQUIMIA E GRAAL - CRISE, CAMINHO-AMOR E REMINISCÊNCIAPhilo-Concerto: comunicações, canto lírico e piano
PAULA DÓRIA – Canto lírico
JORGE FONTES – Piano
PAULO LOUÇÃO - Comunicações
Quinta-feira, 15 de Maio, às 19h30
Palácio dos Aciprestes, Linda-a-Velha
Fundação Marquês de Pombal
Entrada livre mediante inscrição neste formulário: https://shorturl.at/9w0wo
«Prosseguindo com o seu ciclo de «Música e Filosofia» a Nova Acrópole Oeiras-Cascais irá dedicar este evento ao caminho alquímico humano segundo uma tradição milenar que o registou em três fases: nigredo, albedo e rubedo. Estamos aqui a falar da alquima que se processo no interior da alma humana, não a dos metais. No século **, Carl Gustav Jung identificou estas três fases da alquimia com o processo de individuação do ser humano. Ou seja, a via de transformação que permite cada um encontrar a sua verdadeira identidade e a ligação com o seu Eu-profundo.
Podemos relacionar estas três etapas também com a jornada do herói redescoberta por Joseph Campbell. Há sempre uma «crise» inicial que abre as portas a um novo mundo. Sucede uma etapa de purificação em que o «amor» filosófico tem um papel fundamental. E por último a «reminiscência», a «visão do Graal», a «epopteia» dos mistérios antigos, a iluminação da consciência que permitirá ao ser humano renovado concretizar uma missão peculiar no mundo, ser um protagonista histórico.
Esta procura da alma humana inspirou os grandes compositores que se envolveram na magia do romantismo.
Propomos assim aos presentes, um philo-concerto transformado em cerimónia filosófica onde a divina magia das Musas poderá fazer voar a Alma através da genialidade de compositores como Schubert, Wagner, Liszt, Mahler e Strauss, passando pela sensibilidade muito especial de músicos como Paula Dória (canto lírico) e Jorge Fontes (piano).
No Palácio dos Aciprestes a música e a filosofia transformam-se em voo mágico da consciência humana.» (Paulo Loução)
PROGRAMA:
PRÓLOGO – ÁTRIO DOS MISTÉRIOS
- Coro dos peregrinos da Tannhäuser, Wagner – piano
1ª PARTE – NIGREDO, CRISE
- A «obra ao negro»; perigo e oportunidade – comunicação
- Estudo de Execução Transcendente nº 10; Liszt – piano
- Gretchen am Spinnrade (Gretchen na roda de fiar); Schubert – canto e piano
- Weiche Wotan, weiche; Wagner – canto e piano
2ª PARTE – ALBEDO, DE AFRODITE PANDEMOS A AFRODITE URÂNIA
- «Albedo»; o caminho-amor e a abertura do coração – comunicação
- Nocturno nº 2, opus 9, Chopin – piano
- O lied, so lang du lieben kannst; Liszt-Freiligrath
- Wesendonck-Lieder 1 e 5, Der Engel e Träume; Wagner – canto e piano
- Ich bin der Welt abhanden gekommen; Mahler-Rückert – canto e piano
3ª PARTE - GRAAL, A PEDRA DE ORIGEM CELESTE
- Rubedo: Graal como a pedra-fénix – comunicação
- Consolação nº 3, Liszt – piano
- La tombe et la rose, Liszt-Victor Hugo - canto e piano
- Es gibt ein Reich, Ariadne auf Naxos; Richard Strauss-Hofmannsthal – canto e piano
- Marcha solene rumo ao Graal, Liszt-Wagner – piano
- Liebestod; Wagner – canto e piano
Informações:
[email protected]
961 836 813 (WhatsApp)
Organização:
Nova Acrópole Oeiras-Cascais
Fundação Marquês de Pombal
Apoio:
Câmara Municipal de Oeiras
- - - - -
PAULA DÓRIA
Em oratória cantou a Missa da Coroação e Requiem (Mozart), The Messiah (Handel), Stabat Mater e Gloria (Vivaldi), Jubilate Deo (Purcell) Magnificat (Bach), Stabat Mater (Pergolesi), Elias (Mendelssohn), Fantasia Coral e 9ª Sinfonia (Beethoven), Petite Messe Solennelle (Rossini) e Requiem (Bomtempo).
Em opera, cantou Mercedes e Carmen em Carmen, Vénus em Tannhäuser, Madame Larina em Evgueni Oneguin, Madre Abadessa em Dialogues des Carmélites, Marcellina e Cherubino em Le nozze di Figaro, Inez em Il Trovatore, La Chatte, Le Patre e L´Écureil em L´Enfant et les Sortiléges, Meg Page em Die lustigen Weiber von Windsor, Emília no Otello de Verdi, Velha Senhora e Madame Podtotchina em O Nariz de Shostakovitch, Joana em A Demolição, Ricarda em A Igreja do Mar e Zulma na L´Italiana in Algeri, Mrs.Grose em The Turn of the Screw, Grimgerde em A Valquiria, 5ª Dama na Elektra de Strauss e Mulher do Regedor na Jenufa de Janacek, bem como Leonor Monja na ópera de Jorge Salgueiro, Leonor e Benjamim.
Licenciada em Filosofia pela FLUP, é Mestre em Música pela Indiana University (Bloomington) e Doutorada em Artes Musicais pela Rutgers University nos EUA, tendo o seu doutoramento registado na Universidade de Évora.
É Directora do Projecto MajorMinor - Sala de Música em Lisboa, onde exerce docência de Canto presencial ou online desde 2020.
JORGE FONTES
Nasceu em Avelar, onde iniciou os seus estudos de música na escola da filarmónica local. Prosseguiu a sua formação de Piano no Conservatório de Música de Coimbra, e mais tarde, na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
Desenvolveu a sua atividade como professor e pianista acompanhador na Escola de Música São Teotónio em Coimbra, Conservatório de Música do Porto e Academia de Música de Cantanhede, onde atualmente leciona. Da sua atividade como concertista destacam-se os concertos que realizou em Lisboa, Sevilha, Coimbra, Porto, e na Cúria, nomeadamente no ciclo de «música e filosofia» que tem vindo a ser desenvolvido pela Nova Acrópole.
PAULO LOUÇÃO
É investigador do Instituto Internacional Hermes, dirigido pelo antropólogo Fernand Schwarz; director da Escola de Filosofia da Nova Acrópole Oeiras-Cascais, e fundador e coordenador do Círculo Lima de Freitas, que se dedica ao estudo da matemática e geometria sagradas.
Fundador e coordenador do Centro de História Jaime Cortesão.
Como autor tem mais de uma dezena de obras publicadas, entre as quais se destacam Os Templários na Formação de Portugal e Portugal – Terra de Mistérios, ambas publicadas pela Ésquilo e pelo Círculo de Leitores. Também publicou um estudo sobre A Descoberta do Brasil.
Participou em vários documentários realizados pelo Canal «História», nomeadamente na série «Templários», e num documentário realizado pela BBC.
Como filósofo, tem-se interessado pela área do estudo da consciência e, assim, foi o autor do projecto e co-autor do livro Experiências de Quase-Morte – Relatos Verídicos.
Na área do trabalho de campo em antropologia, realizou o Estudo Identitário das Aldeias de Montanha da Serra da Estrela (que deu origem ao livro A Magia das Aldeias de Montanha), a convite do Município de Seia.
Escreveu o seu primeiro romance, A Profecia de João XXIII, propondo um novo olhar sobre a necessidade de se investigar as origens profundas da Civilização e perscrutarmos as nossas raízes. Foi Curador da Exposição Antológica de 2019 dedicada ao pintor Lima de Freitas que teve lugar na Galeria Verney, em Oeiras, organizada pela Nova Acrópole de Oeiras-Cascais em parceria com o Município de Oeiras.
Actualmente, e em parceria com a escritora e investigadora Severina Gonçalves, é responsável pelo Projecto Ulisses que promove expedições aos mais importantes lugares mágicos do Planeta, promovendo o encontro de culturas e a procura das essências da Simbologia das Antigas Civilizações.
Entrevista de Paulo Loução a Rui Unas sobre o tema da Filosofia Prática tal como é lecionado na Nova Acrópole:
Advertisement
Event Venue
Palácio dos Aciprestes, Avenida Tomás Ribeiro 18, 2795-183 Oeiras, Portugal, Oeiras
Tickets
Concerts, fests, parties, meetups - all the happenings, one place.







