JARDIM ABERTO | Música no feminino, Teatro Nacional de São Carlos no Teatro São Luiz

Tue, 09 Jun, 2026 at 06:30 pm UTC+01:00

Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisbon, Portugal | Lisbon

S\u00e3o Luiz Teatro Municipal
Publisher/HostSão Luiz Teatro Municipal
JARDIM ABERTO | M\u00fasica no feminino, Teatro Nacional de S\u00e3o Carlos no Teatro S\u00e3o Luiz
Advertisement
JARDIM ABERTO | Música no feminino
Teatro Nacional de São Carlos
M/6
9 junho
terça, 18h30
Sala Bernardo Sassetti
Entrada livre sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir de uma hora antes do evento (até 2 por pessoa).

O São Luiz Teatro Municipal acolhe alguns espetáculos da programação do Teatro Nacional de São Carlos, nomeadamente nas temporadas de ópera e de música de câmara. O ciclo Jardim Aberto dá continuidade ao Foyer Aberto, que conquistou grande adesão do público, mantendo o formato de entrada livre para recitais e concertos de proximidade. Nestes encontros, músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e/ou do Coro do Teatro Nacional de São Carlos apresentam-se em pequenos ensembles, evidenciando o seu virtuosismo enquanto intérpretes solistas.
“Música no Feminino: Pioneiras do Romantismo”
A parceria entre o Teatro Nacional de São Carlos e o São Luiz Teatro Municipal continua num concerto dedicado a duas compositoras pioneiras do período romântico: celebra-se Elfrida Andrée e Amy Beach, cujas obras foram, durante décadas, ofuscadas pelas dos seus homólogos masculinos.
O programa inclui o Quinteto com Piano em Mi menor (1865) de Andrée, uma obra lírica e ousada, em que se nota a influência da elegância de Mendelssohn sobre a voz distinta da compositora. Escrito aos vinte e quatro anos, representa o seu pioneirismo enquanto organista e maestra – uma das primeiras mulheres a ocupar tais cargos na Europa. Os três andamentos do Quinteto – do energético Allegro molto vivace ao elegíaco Andante maestoso — demonstram a sua mestria no tratamento da forma e da expressividade.
Segue-se o Quinteto para Piano em Fá Sustenido menor (1908) de Amy Beach, um marco da música de câmara norte-americana. Constrangida pelos padrões de género da sociedade vitoriana, Beach foi, no entanto, capaz de aprender a compor por conta própria, criando uma obra de profundidade emocional. No seu Quinteto, o estilo romântico revela-se na inovação da sua linguagem harmónica, que reforça estados emocionais como a melancolia do Adagio e a energia do Allegro agitato.
As interpretações estarão a cargo de Tomás Costa, Sara Cymbron, Maria Inês Monteiro, Alexandre Álvarez e Alôné Malka, solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa que se associam à iniciativa do Teatro Nacional de São Carlos para redescobrir e promover obras-primas de compositoras historicamente negligenciadas, oferecendo uma nova perspetiva sobre o repertório do romantismo musical.

Programa
Elfrida Andrée (1841-1929): Quinteto com Piano em Mi menor
Amy Beach (1867-1944): Quinteto com Piano em Fá sustenido menor
Ficha Técnica
Tomás Costa, Sara Cymbron - violinos; Maria Inês Monteiro - viola; Alexandre Alvarez - violoncelo; Alôné Malka - piano COAPRESENTAÇÃO Teatro Nacional de São Carlos e São Luiz Teatro Municipal
Advertisement

Event Venue

Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisbon, Portugal, Rua António Maria Cardoso 38, 1200-027 Lisboa, Portugal, Lisbon

Tickets

Icon
Concerts, fests, parties, meetups - all the happenings, one place.

Ask AI if this event suits you:

More Events in Lisbon

Caminhando nos Picos da Europa
Tue, 09 Jun at 06:30 am Caminhando nos Picos da Europa

Gare do Oriente

5. Cam\u00f5es no tempo da Democracia
Tue, 09 Jun at 03:30 pm 5. Camões no tempo da Democracia

Palácio da Independência

GENESIS TRIBUTE | ONE NIGHT WITH ORCHESTRA
Tue, 09 Jun at 09:30 pm GENESIS TRIBUTE | ONE NIGHT WITH ORCHESTRA

Rua das Portas de Santo Antão, 96, 1150-269 Lisbon, Portugal

CHANDO GRACIOSA | BADJU GAITA RIBA TXON DI MASSAP\u00c9  \u26ab\ufe0f 09\/06 \u26ab\ufe0f B.LEZA
Tue, 09 Jun at 10:30 pm CHANDO GRACIOSA | BADJU GAITA RIBA TXON DI MASSAPÉ ⚫️ 09/06 ⚫️ B.LEZA

Cais do Gás 1, 1200-161 Lisbon, Portugal

\ud83d\udce2 Percurso Pedestre "Lisboa de Cam\u00f5es" (3.\u00aa Edi\u00e7\u00e3o)
Wed, 10 Jun at 10:00 am 📢 Percurso Pedestre "Lisboa de Camões" (3.ª Edição)

Campo dos Mártires da Pátria, Lisboa, Portugal

Meeting Cidade de Lisboa - Memorial Prof. M\u00e1rio Moniz Pereira 2026
Wed, 10 Jun at 02:30 pm Meeting Cidade de Lisboa - Memorial Prof. Mário Moniz Pereira 2026

Estádio Universitário de Lisboa

Pelos Bairros de Lisboa & Santos Populares (Gr\u00e1tis)
Wed, 10 Jun at 06:00 pm Pelos Bairros de Lisboa & Santos Populares (Grátis)

Praça do Comércio

Lisbon is Happening!

Never miss your favorite happenings again!

Explore Lisbon Events