Advertisement
EVENTO: Caminhando em Aldeias e Lagos da Serra de Sintra🎰DATA DE REALIZAÇÃO: 21 de DEZEMBRO de 2024
DESCRIÇÃO DO EVENTO:
Esta proposta de Caminhada tem inicio no Parque de Estacionamento do Palácio de Monserrate. Daí seguiremos a encosta da Tapada de Monserrate, seguindo o caminho da água, em direção à Aldeia do Penedo, que nos irá brindar com vistas fantásticas para toda a costa norte do Atlântico, com destaque para as várias praias que se conseguem avistar até à Ericeira. Teremos ocasião para ver a Lagoa dos Mosqueiros, passar na Ermida do Senhor do Rio Velho, na Aldeia de Gigarós e contornar o Convento de Santa Ana do Carmo em Colares que foi o terceiro convento da ordem Carmelita fundado em Portugal.
Aldeia do Penedo
A Aldeia do Penedo conserva ainda algumas casas de traça antiga, que lhe conferem uma imagem de aldeia típica. Situada no alto de uma encosta, permite ao visitante caminhadas pelas suas ruas e ruelas íngremes e sinuosas, com passagem obrigatória pelo fontanário e pelo cruzeiro, situados bem no centro da aldeia, tal como as seculares capelas.
O Penedo é o último local do continente português onde são realizadas as tradicionais festas do “Império” ou do “Espírito Santo”, que continuam a existir nos Açores, em particular na ilha Terceira.
Estas festas são designadas de Festas do Divino Espírito Santo e têm uma antiquíssima história, remontando de forma mais direta ao reinado de D. Dinis e sua mulher, a rainha Santa Isabel.
Aldeia de Gigarós
O topónimo deve ser único em Portugal. Sabemos a aptidão das terras colarejas para produção de frutas e vinho. O transporte e acondicionamento daqueles produtos agrícolas (maçãs, limões e uvas), fazia-se desde época recuada em canastras ou gigas, normalmente redondas ou retangulares, feitas de tiras de castanheiro, ou vimes.
O castanheiro abundava nas encostas da serra de Sintra, no termo da Vila de Colares, ainda hoje no sítio da Urca é possível, observar vestígios dos antigos soutos. O vime encontra-se nos terrenos adjacentes ao Rio das Maçãs.
Em Gigarós confecionavam-se Gigas, vocábulo significa, localidade onde se faziam aqueles utensílios, e habitavam artesãos que os elaboravam. Esta será a explicação para o termo Gigarós.
✔Pontos de Interesse:
• Lagos de Monserrate • Aldeia de Gigarós • Lagoa dos Mosqueiros • Aldeia do Penedo • Quintas de Palácios • Convento de Santa Ana do Carmo • Ermida do Senhor do Rio Velho • Paisagens naturais •
🚩LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Parque de estacionamento do Palácio de Monserrate
Ponto do Encontro
Entrada do Parque e Palácio de Monserrate
Rua Visconde de Monserrate,
2710-405 Sintra
🕒Latitude: 38º 47’ 30.70” N
🕒Longitude: 9º 25’ 9.09” W
Hora do Encontro: 9h30m
Hora prevista para o final: 14h
Distância a percorrer: 14 kms
Nível de Dificuldade: 3
Equipamento:
- Calçado adequado, botas ou sapatos com boa aderência
- Roupa adequada para caminhadas
- Levar no mínimo 1,5l de água
- Chapéu
- Protector solar
Valor da inscrição: 10€
AS INSCRIÇÕES SÃO EFECTUADAS EM WWW.CAMINHANDO.PT ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE RESERVA. OBRIGADO
Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Palácio de Monserrate, Sintra, Portugal
Tickets