Caminhada em novos trilhos de Monsanto

Sun Apr 12 2026 at 09:30 am to 01:45 pm UTC+01:00

R. A, 1500-640 Lisboa (Parque de Estacionamento - Campolide Este) | Lisbon

Caminhando.pt
Publisher/HostCaminhando.pt
Caminhada em novos trilhos de Monsanto
Advertisement
EVENTO: Caminhando em novos Trilhos de Monsanto
🎰DATA DE REALIZAÇÃO: 12 de ABRIL 2026
DESCRIÇÃO DO EVENTO:
Programa
Vamos aproveitar o Parque Florestal de Monsanto para uma caminhada, que terá passagem por alguns dos locais mais espetaculares e com vistas desafogadas sobre as redondezas! Venha daí e aventure-se com o nosso grupo por caminhos e trilhos que o vão de certo surpreender.
✔Alguns dos pontos de interesse da nossa caminhada:
- Miradouro Panorâmico de Monsanto
- Parque da Pedra
- Parque do Calhau
- Miradouro Keil do Amaral
- Miradouro do Moinho do Penedo
- Miradouro e Jardins de Montes Claros
- Paisagens naturais
Parque Florestal de Monsanto
Situado na serra que lhe deu o nome, conhecida na Antiguidade como local sagrado, o parque Florestal de Monsanto constitui o maior manto verde da cidade. A densa arborização que hoje o caracteriza é contudo bastante recente visto que, até 1938, quando começou a ser plantado, o local era praticamente inóspito limitando-se a vegetação à que existia na Tapada da Ajuda e na Mata de S. Domingos de Benfica. A ideia de criar um bosque periférico nesta zona da cidade remonta a 1868 e reaparece depois com as ideias higienistas dos irmãos Mac Bride, que em 1925, dentro de uma perspetiva ainda utópica, imaginam para Lisboa um grande bosque com 1800ha, rasgado de avenidas estendendo-se do Campo Grande a Monsanto. Seria necessário esperar pela ação de Duarte Pacheco como ministro das Obras Públicas (1932-36), para a concretização do Parque de Monsanto. Baseado numa arborização densa, com pinheiros, eucaliptos e carvalhos formando zonas de mata com uma só espécie, o projeto definia-se como um bosque selvagem, opondo-se assim às anteriores concepções de parque à inglesa ou francesa, onde a natureza é mais controlada. Esta ideia, adequava-se também com a moderna perspetiva que Keil do Amaral tinha da relação da paisagem com as estruturas integradas do Parque. Destas destacam-se os diferentes miradouros, o Centro de Ténis do Alvito e sobretudo o restaurante-miradouro de Montes-Claros, com relação visual quer com o nível inferior da pérgula em redor do grande lago, quer com o estuário do Tejo que a sua posição dominante permite observar. Com uma área de cerca de 900 hectares, o Parque Florestal do Monsanto é a maior mancha verde da cidade de Lisboa. O Parque oferece aos lisboetas e turistas magnificas vistas sobre a capital, um encontro com uma profusa vida animal e vegetal e numerosas possibilidades de lazer e desporto. A vegetação é diversificada, apesar do nítido predomínio do pinheiro manso, e entre a fauna contam-se coelhos, esquilos, pequenos mamíferos carnívoros e morcegos de ferradura, uma espécie em vias de extinção, além de aves como o pisco, o picapau, a águia de asa redonda, mochos e corujas. São vários os parques urbanos do Monsanto: Parque Recreativo do Alto da Serafina, Parque do Alto do Duque, Parque do Alto de Monsanto, Parque Ecológico, Mata de S. Domingos de Benfica, Parque de Campismo, Parque Infantil do Alvito, que no seu conjunto reúnem infra-estruturas para ténis, natação, equitação, jogos infantis, radiomodelismo automóvel, circuito de manutenção, observação de aves, jogos infantis e restauração.
🚩LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Parque de estacionamento, à entrada do Parque Florestal de Monanto, do lado de Campolide
Latitude: 38°44'10.90"N
Longitude: 9°10'21.06"W
1500-640 Lisboa
🕒Hora do Encontro: 9H30m
⏲Hora prevista para o final: 13h45
Distância a percorrer: 13 kms
Nível de Dificuldade: 3 - Escala de 1 a 5 sendo 5 o mais difícil
Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas
Valor da inscrição: 10€
AS INSCRIÇÕES SÃO EFECTUADAS EM WWW.CAMINHANDO.PT ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE RESERVA. OBRIGADO
Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais
Advertisement

Event Venue & Nearby Stays

R. A, 1500-640 Lisboa (Parque de Estacionamento - Campolide Este), Parque de Estacionamento de Monsanto, 1070 Lisboa, Portugal, Lisbon

Tickets
Icon
Concerts, fests, parties, meetups - all the happenings, one place.

Ask AI if this event suits you:

More Events in Lisbon

Waahsabi x ZDB: New Candys \u27e1 Lesma
Sat, 11 Apr at 10:00 pm Waahsabi x ZDB: New Candys ⟡ Lesma

Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal

Bike Tour in the Portuguese Camino - by the Coast, from Porto
Sun, 12 Apr at 12:00 pm Bike Tour in the Portuguese Camino - by the Coast, from Porto

Av. Infante D.Henrique, Lt.311 , 1960-421

Agir e Paulo de Carvalho - Coliseu dos Recreios, Lisboa
Sun, 12 Apr at 09:30 pm Agir e Paulo de Carvalho - Coliseu dos Recreios, Lisboa

Coliseu dos Recreios

Digital Marketing Europe
Tue, 14 Apr at 08:00 am Digital Marketing Europe

Olissippo Oriente

Tinariwen in Lisboa
Tue, 14 Apr at 07:00 pm Tinariwen in Lisboa

LAV - Lisboa Ao Vivo

Oneohtrix Point Never in Lisboa
Tue, 14 Apr at 08:00 pm Oneohtrix Point Never in Lisboa

Culturgest

De Leipzig a Paris
Thu, 16 Apr at 07:00 pm De Leipzig a Paris

Goethe-Institut Portugal

Lisbon is Happening!

Never miss your favorite happenings again!

Explore Lisbon Events