Advertisement
																								 
											
                  	
                    8.º CONCERTO DE GALA DO 1.º DE DEZEMBRO- São Luiz Teatro Municipal
- Banda da Armada | Maestro: Capitão-de-Fragata Músico Délio Gonçalves
- Entrada por convite
--------------------
PROGRAMA
--------------------
CONCERTO DE GALA DO 1.º DE DEZEMBRO
Concerto de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional
1ª PARTE:
Abertura para Grande Orquestra | João Domingos Bomtempo
Arr. SCH B João Pereira
Um Voo para o Futuro | 1SAR B Pedro Pires
2ª PARTE:
Ao Rei Fundador | Francisco Relva Pereira
A Severa – Selecção do Filme | Frederico de Freitas
Cantar a Terra | Diogo Costa
*Extra*:
Marcha dos Marinheiros | Carlos Caledón
Hino da Restauração | Almeida Araújo/Costa Braga/Monteiro de Almeida
Hino Nacional | Henrique Lopes de Mendonça/Alfredo Keil
Maestro Délio Gonçalves
Capitão-de-fragata Músico - Chefe da Banda da Armada
--------------------------------------------
O Concerto de Gala do 1.º de Dezembro (também designado de Concerto de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional) resultou da iniciativa do Movimento 1º de Dezembro, sendo hoje organizado pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal no quadro das Comemorações Nacionais do 1.º de Dezembro, em Lisboa, de que constitui o primeiro ato. Foi uma ideia original de José Ribeiro e Castro, então fundador e coordenador-geral do Movimento 1.º de Dezembro, o qual foi lançado em 2012 para defender o feriado nacional do 1.º de Dezembro e melhorar as comemorações desta data histórica.
Em 2013, realizou-se a primeira experiência deste Concerto, então no salão nobre da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, à Rua das Portas de Santo Antão, com uma orquestra de câmara: a Camerata Amicis, dirigida pelo Maestro Carlos Silva.
Posteriormente, decidiu-se mudar para uma realização de grande palco, confiando a interpretação do Concerto sempre à Banda da Armada, que tem como Maestro o Capitão-de-Fragata Músico Délio Gonçalves. Em 2015, realizou-se no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém e, em 2016, no Teatro da Trindade, seguindo-se nova interrupção por falta de sala e, em 2020, por causa da pandemia. O concerto regressou em 2021, agora, à sala do Cineteatro Capitólio, onde voltou em 2022 e 2023. Nas edições de 2015 e 2022, o concerto foi regido, respetivamente, pelos 1.º Tenente Músico José Veloso e 2.º Tenente Músico Samuel Pascoal.
O Concerto compõe-se unicamente da interpretação de peças de compositores portugueses, homenageando o espírito, a liberdade e a independência de Portugal, na circunstância da evocação da Restauração de 1640.
O desejo e o sonho do Movimento 1.º de Dezembro (e, hoje, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal) foi criar progressivamente, através do Concerto de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional, no 1.º de Dezembro, uma tradição que, com o decurso dos anos, venha a ser tão forte e tão carismática quanto o célebre Concerto de Ano Novo, estreado em 1939 e tocado todos os 1.º de Janeiro pela Filarmónica de Viena, no Musikverein da capital austríaca. Para esse objetivo, é fundamental a interpretação sempre pela mesma orquestra (a Banda da Armada), no mesmo dia e na mesma sala de espetáculos (condições ainda não reunidas). De início, foi seguido o figurino, de um concerto curto, de uma hora sem intervalo, em horário de fim de tarde, encerrando sempre da mesma forma, festiva e solene. O final procura envolver o público em crescendo: Marcha dos Marinheiros, Hino da Restauração (instrumental e, a seguir, cantado pelo público) e Hino Nacional.
Em 2024, o concerto passa a Concerto de Gala do 1.º de Dezembro, estreando-se no São Luiz Teatro Municipal, em horário noturno, no modelo normal de duas partes com intervalo. Espera-se que, a partir de 2025, aqui venha a estabilizar sempre a 29 de Novembro e, assim, a entrar na programação musical anual dos portugueses amantes da música.
O Concerto tem contado, desde 2021, com o apoio da EGEAC e da Câmara Municipal de Lisboa.
--------------------------------------------
Só por *CONVITE PESSOAL*
---------------------------------------------
O Concerto de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional (ou Concerto do 1º de Dezembro") é uma ideia original de José Ribeiro e Castro, então fundador e coordenador-geral do Movimento 1.º de Dezembro, lançado em 2012.
O figurino estreado em 2013 foi de sua criação, tendo sofrido melhoramentos e ajustamentos até 2021, introduzidos também pelo criador do evento. Inicialmente Concerto de câmara, passou a Concerto de grande palco na edição de 2015, assim se mantendo deste então, sempre confiado à interpretação pela Banda da Armada. É um concerto de 1h45, com intervalo, que inclui apenas obras de compositores portugueses e encerra sempre da mesma forma. O final procura envolver o público em crescendo: Marcha dos Marinheiros, Hino da Restauração e Hino Nacional.
                  			Advertisement
																								 
											
                  	
                    Event Venue & Nearby Stays
São Luiz Teatro Municipal, Rua António Maria Cardoso 52, 1200-027 Lisboa, Portugal, Lisbon
 
								
									Concerts, fests, parties, meetups - all the happenings, one place. 
								
							

![Teatro do Frio - Baldio [Teatro][Participa\u00e7\u00e3o]](https://cdn-ip.allevents.in/s/rs:fill:500:250/g:sm/sh:100/aHR0cHM6Ly9jZG4tYXouYWxsZXZlbnRzLmluL2V2ZW50czEwL2Jhbm5lcnMvZWQ5ZDk3ZGM4YWJhZWVjYjhmOGE2MzI1Yzk2NDdiMjUyZjE4MzcwZTljNzE3NjVjMmMzM2FkZDY1ZTE3ZjFmOC1yaW1nLXcxMjAwLWg5NDMtZGMxNzJmMTEtZ21pcj92PTE3NjExOTIyODk.avif)





