Advertisement
No ciclo «Camponês Armado» veio à baila em conversas a revolução mexicana de 1910 e também as lutas, mais próximas de nós, dos zapatistas, dos anos 90 do século passado até hoje. Lembrámo-nos dos textos de Mário Dionísio que falam do papel da arte na revolução mexicana e também dum livro de Eduarda Dionísio que tem "méxicos" dentro.E assim, por associação de ideias (e de cumplicidades), e com curiosidades aguçadas (afinal sabemos pouco disto tudo e queremos saber mais), montou-se um fim-de-semana a que chamámos «Tierra y libertad», com uma palestra sobre a revolução mexicana, uma sessão de leituras cruzadas, um debate aberto sobre o que nos inspira no movimento zapatista onde "cabem muitos mundos", e ainda uma oficina de música e uma sessão de escuta.
𝖯𝗋𝗈𝗀𝗋𝖺𝗆𝖺
𝐒𝐚́𝐛𝐚𝐝𝐨 𝟐𝟐 𝐅𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨
𝟏𝟓𝐡 A REVOLUÇÃO MEXICANA
Conversa com Verónica González-Laporte sobre a revolução mexicana.
𝟏𝟔𝐡 LEITURAS CRUZADAS
Leitura cruzada de excertos de Tina M de Eduarda Dionísio e do capítulo d'«A Paleta e o Mundo» de Mário Dionísio sobre os muralistas mexicanos.
𝟏𝟕𝐡𝟑𝟎 ZAPATISMO: DOS ANOS 1990 ATÉ HOJE
Conversa/ fórum sobre a experiência zapatista e a sua capacidade inspiradora para outras lutas e outras geografias.
𝐃𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨, 𝟐𝟑 𝐝𝐞 𝐅𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨
𝟏𝟏𝐡 MÚSICA INSURRECTA
Oficina de música a partir do livro México Insurrecto de John Reed. Por Pedro Rodrigues.
𝟏𝟓𝐡𝟑𝟎 OUVIDO DE TÍSICO - Magazine Zapatista - episódios 1 e 2
Vamos ouvir um bom punhado de canções e excertos de alguns manifestos. São os episódios 1 e 2 de uma Magazine Zapatista preparada pela Rádio Paralelo em 2021, quando os zapatistas organizaram uma Caravana pela Vida, para conversar e ligar as lutas dos cinco continentes.
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Rua da Achada, 11, R/C, 1100-004 Lisbon, Portugal, Rua da Achada 11, 1100-004 Lisboa, Portugal,Lisbon, Portugal