Advertisement
Link de Inscrições pelo Google Forms: https://forms.gle/ucwwhkPGp1HRQ7wz5APRESENTAÇÃO
No mês da Consciência Negra, o Instituto Bixiga promove mais uma Edição Gratuita do RolêSP Territórios Negros: Manifestações Culturais e Festas Populares no Largo do Rosário dos Homens Pretos, atividade de formação cultural que pretende percorrer o centro de São Paulo e conduzi-los numa jornada pelos importantes Territórios Negros ali presentes e que representam parte importante da história de Lutas e Resistência da População Negra da cidade.
Nessa 3ª edição vamos conhecer as principais Manifestações Culturais e Festas Populares praticadas no Largo da centenária Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo. Fundada ainda no final do século XVIII, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos cumpriu ao longo do século XIX um papel importante na libertação de escravizados e na manutenção da cultura africana no local mais valorizado da cidade, o Triângulo Religioso, onde era comum a presença de quituteiras, lavadeiras, negros de ganho e ambulantes de toda sorte, além de grupos de congadas, batuques e moçambiques, principalmente nas celebrações do dia de São Benedito e da padroeira da Irmandade. Em 1906, período de recorrentes processos de “remoções” e “remodelações urbanas”, a Irmandade dos Homens Pretos foi expulsa do Triângulo Religioso e reergueu a igreja no antigo Largo do Zunega, renomeado em 1953 como Largo do Paissandu, local que continuou a ser palco de Lutas e Resistência da Cultura Negra da cidade de São Paulo.
Nosso RolêSP se encerra na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos no Largo do Paissandu com a participação especial de integrantes da Irmandade representados pela Dona Vanilda Costa.
O projeto RolêSP Territórios Negros na Cidade de São Paulo tem por objetivo conhecer/revelar e valorizar histórias, expressões, personagens, lugares e múltiplas memórias que fazem parte da História da Cultura Negra em São Paulo, fortalecendo a manutenção das identidades locais e a diversidade cultural da cidade.
Partindo de uma problematização cultural, etnográfica e geográfica de alguns marcos, espaços urbanos e edificações históricas, de monumentos erguidos pelos colonizadores, dos topônimos de ruas, praças e rios de São Paulo, o projeto RolêSP – Territórios Negros na Cidade de São Paulo busca não apenas dar maior visibilidade a marcante presença dessas populações na constituição da metrópole paulistana mas, sobretudo, proporcionar uma reflexão sobre seu histórico processo de lutas, resistências e rebeliões frente a esse longo processo.
Pretendemos também divulgar e destacar os diferentes aspectos do Patrimônio Cultural, Natural, Material, Imaterial e Vivo da Cultura Negra em São Paulo, abordando as relações e dinâmicas da Cultura Negra no Território e outros temas socioculturais relevantes para a compreensão crítica e reflexiva de nossa realidade social, étnico-racial, política, econômica e cultural.
PROFESSORES
VANILDA COSTA
Representante da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo.
DANIELLE FRANCO DA ROCHA
Doutora em História Social, Mestra em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora/Professora do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.
EDIMILSOM PERES CASTILHO
Doutor e Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD). Pesquisador/Professor do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.
ERIBELTO PERES CASTILHO
Doutor e Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Direito pela PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pesquisador/Professor do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.
ATIVIDADE PRESENCIAL GRATUITA.
CARGA HORÁRIA
03 horas/aula
Aos participantes serão conferidos certificados que podem ser aproveitados para as Atividades Complementares exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
*Ao se inscrever no curso o participante autoriza o INSTITUTO BIXIGA – PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR a utilizar suas imagens produzidas no âmbito do curso (fotografias e filmagens), para utilização em materiais de divulgação e publicações do instituto ou conforme outras necessidades dessa instituição, sem qualquer ônus material ou imaterial, por tempo indeterminado.
#LeiPauloGustavoSP #tudoviracultsp Ver menos
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Praça Antônio Prado, Sé, São Paulo - SP, 01010-010, Brasil, Praça Antônio Prado, 48, Sé, São Paulo - SP, 01010-010, Brasil,São Paulo, Brazil
Tickets