Advertisement
SÁBADO | 5 Abril – 21h30Recital de violoncelo e piano, com Lauro Lira e Pedro Lopes
Os músicos Lauro Lira (violoncelo) e Pedro Lopes (piano) trarão para o público obras de três dos maiores compositores de seu tempo.
No programa, A Suíte Típica, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Villa- Lobos foi um dos compositores mais importantes da música clássica brasileira e uma figura central na música do século **. Nascido em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro, ele foi um inovador que incorporou elementos da música folclórica brasileira em suas obras, criando um estilo único que refletia a diversidade cultural do país. A Suíte Típica, originalmente escrita para violoncelo e piano entre 1930-1931, ficaram mundialmente famosas em 1938, na estreia da versão orquestral dentro das Bachianas Brasileiras No2, em Veneza.
Luiz Freitas Branco foi um destacado compositor e maestro português, nascido em 1890 e falecido em 1955. A sua obra é marcada pela fusão de influências tradicionais portuguesas com correntes da música europeia contemporânea, refletindo um profundo amor pela cultura do seu país. A sua sonata para violoncelo e piano Composta em 1930, a sonata reflete a maturidade estilística do compositor, caracterizada por uma linguagem harmônica rica e melodias expressivas. A obra é composta por 4 movimentos. O primeiro apresenta temas contrastantes e desenvolvimento elaborado, mostrando a habilidade do compositor em criar tensão e drama. O segundo movimento traz uma energia renovada à sonata, com passagens virtuosísticas para ambos instrumentos. Geralmente é marcado por ritmos rápidos e motivos dinâmicos, criando uma sensação de impulso e movimento constante. O terceiro é frequentemente caracterizado por uma atmosfera mais lírica e contemplativa. Aqui, os temas melódicos são explorados com delicadeza, proporcionando momentos de reflexão e expressão emocional. O quarto movimento, quando presente, tende a trazer uma conclusão enérgica e emocionante para a sonata. É caracterizado por passagens virtuosísticas e tempestuosas, com momentos de destaque para ambos os instrumentos antes de chegar a uma conclusão poderosa.
André Mehmari é um renomado compositor e pianista brasileiro, conhecido por sua versatilidade e inovação na música contemporânea. Nascido em 1977, Mehmari se destacou por sua habilidade em transitar entre diversos estilos musicais, como o erudito, o popular e o jazz. Ele é aclamado por suas composições que muitas vezes incorporam elementos da música brasileira, criando uma sonoridade única e envolvente. A Suíte Brasileira para Violoncelo e Piano foi dedicada ao grande violoncelista brasileiro, Antonio Meneses, e gravada no CD-ROM “AM60AM40” , que celebra os 60 anos de idade do violoncelista
pernambucano e 40 do pianista carioca. Composta por cinco andamentos, a Suíte Brasileira reflete a diversidade musical do Brasil.
PROGRAMA
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Suíte Típica (estreia em Portugal) I - O canto do capadócio
II- O canto da nossa terra
III- O trenzinho do caipira
Luiz Freitas Branco (1890-1955) Sonata para Violoncelo e Piano I- Moderado
II- Muito vivo
III- Muito moderado IV- Muito vivo
André Mehmari (1977-)
Suíte Brasileira para Violoncelo e Piano I- Prelúdio – Seresta
II- Choro canção
III- Antônio no frevo
IV- Valsa brasileira
V- Baião
–
Lauro Lira iniciou seus estudos musicais no projeto Aprendiz - música nas escolas de Niterói, com o professor Ronildo Cândido. Realizou seu bacharelado em música com habilitação em violoncelo na UNIRIO, na classe de Hugo Pilger. Em 2020, concluiu o mestrado em interpretação artística na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, sob as orientações de Jed Barahal. Dentre os festivais nacionais e internacionais que participou, destacam-se o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de música de Curitiba, Festival de Violoncelos de Ouro Branco, Rio Internacional Cello, Festival Valdres Sommersymfoni, na Noruega e Estágio Gulbenkian, em Portugal. Atuou como solista a frente da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF, Orquestra Sinfônica da Unirio, Orquestra Barroca da Unirio, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfónica da ESMAE. Como camerista, foi membro fundador do Quarteto Atlântico, é violoncelista no Quarteto Contratempus e fundador do Lira trio, composto por violoncelo, sanfona e percussão. Foi premiado em várias competições como primeiro prêmio na categoria B no Concurso de Cordas Paulo Bosisio em 2011, em 2016 foi contemplado com menção honrosa no 17o concurso internacional da cidade do Fundão, em Portugal, em 2017 foi premiado no Concurso Jovens Talentos, da Orquestra Sinfônica Nacional, em 2018 foi primeiro colocado no Concurso Helena Sá e Costa. Como músico de orquestra, Lauro Lira foi primeiro violoncelo na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra Jovem de Paquetá, Orquestra S.
🎫 entrada – 10 macaréus
ℹ️ reservas – 936309672
https://macareu.org/
🥑 O bar/ petiscaria abre às 20:00 para o jantar – só por marcação
📞 933135993
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Rua João das Regras, 151 - Porto, Rua de João das Regras 151, 4000-291 Porto, Portugal,Porto, Portugal