Sábado, dia 29 de Novembro às 18h no Largo da Pontinha em Faro, vamos inaugurar a instalação “Posto de Observação”.
O “Posto de Observação” é uma instalação artística concebida como espaço de encontro entre o espaço público e o universo íntimo do processo artístico. O contentor, deslocado do seu contexto original, é reconfigurado como um corpo de observação.
Este corpo permite a fricção entre o interior e exterior, o “eu” e o “outro”, o privado e o público. É nesta dimensão paradoxal que surge uma relação híbrida - uma intimidade partilhada - a que Lacan descreveu como êxtimo(extimité), a dimensão mais íntima e profundamente interior, que se exterioriza sem perder a sua vulnerabilidade. O que consideramos íntimo, é um “estrangeiro” que habita em nós, o “eu” não se completa sem a presença do “outro”.
Neste corpo observatório, convidamos ao voyeurismo, enquanto gesto consciente. Ao escolher olhar, tornaste participante, és tu quem activa a obra: és o olhar que dá sentido ao corpo de observação. O acto de espreitar, não é ação passiva, constrói sentido, negoceia fronteiras, reconhece a intimidade do outro, ao mesmo tempo que reflete o modo como vês.
Artistas :
Basap
Gat.Uno
Joana R. Sá
Milita Doré
João R. Ferreira
Jorge Mestre Simão
@municipiodefaro
Event Venue & Nearby Stays
R. Nova 4, R. Nova 4, 8000-422 Faro, Portugal, Faro






