Advertisement
Passeio poético de homenagem a Florbela Espanca8/12 | Domingo | 10h30-12h30
𝗜𝗻𝘀𝗰𝗿𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 ⇨ bit.ly/4eZoMKu
Local: Jardins do Museu do Traje
Atividade dinamizada pelo Grupo de Poesia Florbela Espanca
A completar, em 2024, 14 anos de vida, o Grupo de Poesia Florbela Espanca apresenta pelo 14° ano consecutivo um recital de poesia em homenagem àquela que é considerada por muitos, como a maior poetisa portuguesa. É geralmente ignorado que tenha sido chamada por Fernando Pessoa de "alma gémea" da sua, tendo ganhado relevo e aceitação, durante vários anos, a ostracização da qual foi alvo, inclusive por mulheres do seu século que, com as suas palavras, a difamaram.
No entanto, Florbela permanece e inspira quem a lê pois há algo de único na vivência mística da guerra interior que verte nos seus versos, banhados de natureza feminina aliada à garra que caracteriza as mulheres que vivem à frente do seu tempo!
Nas palavras de José Carlos Fernández "O dia da morte de uma personagem histórica é, portanto, o do nascimento da obra da sua vida. A obra foi terminada e possui vida própria derramando durante séculos, milénios ou ainda mais a sua luz e calor, como um Sol vigoroso ou como uma estrela lá no alto." É com o afã de relembrar a obra, contribuindo para que essa luz e calor se perpetuem, que o Grupo de Poesia Florbela Espanca convida todos os que queiram participar desta homenagem a juntarem-se a um passeio pelos jardins do Museu do Traje, enquanto se ouvirá recitar alguns dos seus poemas. O evento acontecerá a 8 de dezembro, dia em que Florbela Espanca nasceu e morreu. Daremos voz às vivências de coragem e liberdade interior de uma mulher sem medo de desafiar as normas, mantendo uma profunda religiosidade que foi a sua fonte de inspiração. Citando uma vez mais o autor: "a sua religião foi a Filosofia".
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Museu Nacional do Traje, Lisbon, Portugal