Advertisement
A BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas lança a sua primeira publicação, "BoCA: Onde a travessia é possível", assinalando um momento significativo nos seus dez anos de atividade.A apresentação conta com a participação do diretor artístico da BoCA, John Romão, do curador Delfim Sardo, da escritora e jornalista Claudia Galhós, da investigadora e cenógrafa Sara Franqueira, e da diretora executiva da BoCA, Suzanne Marivoet.
O livro celebra a trajetória da bienal, propondo uma reflexão sobre as práticas artísticas multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares. O livro estrutura-se em dois eixos principais: por um lado, revisita as edições anteriores da BoCA, traçando um panorama que abrange o passado, o presente e o futuro do projeto e por outro promove um debate alargado em torno de temas contemporâneos. Além de consolidar a atuação da BoCA, o livro abre novas perspetivas para a reflexão sobre a criação artística, tanto a nível nacional como internacional.
Com prefácio de Tiago Rodrigues, o livro reúne um conjunto de textos encomendados a Cláudia Madeira, Claudia Galhós, Raquel Lima, Gonçalo M. Tavares, Gaya de Medeiros, Odete, Delfim Sardo e Sara Franqueira, uma entrevista feita a várias mãos, documentação de processos criativos e de entrevistas a artistas, e uma série de obras visuais inéditas encomendadas a Gus Van Sant, Agnieszka Polska, Romeo Castellucci e Tânia Carvalho, propondo uma reflexão sobre distintos processos artísticos e permitindo ao leitor descobrir a essência do percurso criativo que as fundamenta.
Ficha técnica do livro
Conceito
John Romão
Textos
Tiago Rodrigues, Cláudia Madeira, Claudia Galhós, Raquel Lima, Gonçalo M. Tavares, Gaya de Medeiros, Odete, Delfim Sardo, Sara Franqueira
Ensaios Visuais
Gus Van Sant, Agnieszka Polska, Romeo Castellucci, Tânia Carvalho
Design gráfico
Ana Resende (Direção/ Director), Rita Constante, Eunice Bastos
Coordenação de projeto
Laila Algaves Nuñez, Manuela Costa
Revisão e tradução
José Roseira
Fotografias
Bruno Simão, Enric Vives-Rubio, Borys Dmytruk, Ricardo Castelo
Impressão
Gráfica Maiadouro
Entrada livre sujeita à lotação da sala.
Bilhetes disponíveis no próprio dia, a partir das 17h30, na bilheteira do Teatro.
www.bocabienal.org
@bocabienal
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
São Luiz Teatro Municipal, Rua António Maria Cardoso 52, 1200-027 Lisboa, Portugal,Lisbon, Portugal