Advertisement
De 𝟏𝟖 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐭𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 a 𝟑𝟏 𝐝𝐞 𝐨𝐮𝐭𝐮𝐛𝐫𝐨, o Núcleo AJA Lisboa recebe a 𝐞𝐱𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 de pintura “𝐔𝐦 𝐜𝐫𝐮𝐳𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐨𝐥𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 – 𝐀 𝐚𝐫𝐫𝐨𝐠𝐚̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐚𝐥𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐢𝐠𝐧𝐨𝐫𝐚̂𝐧𝐜𝐢𝐚” de 𝐃𝐢𝐥𝐢𝐚 𝐅𝐫𝐚𝐠𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐒𝐚𝐦𝐚𝐫𝐭𝐡.Com curadoria do historiador e sociólogo 𝐌𝐚𝐧𝐮𝐞𝐥 𝐋. 𝐃𝐢𝐚𝐬 dos Santos, as obras de Dilia Samarth são um alerta contra a arrogância e a alienação mediática que banalizam a violência e silenciam maiorias, enquanto minorias ruidosas se apropriam do espaço democrático. Através de técnicas mistas, cores e texturas, a artista convoca-nos a 𝐎𝐥𝐡𝐚𝐫, 𝐏𝐚𝐫𝐚𝐫, 𝐕𝐞𝐫 𝐞 𝐋𝐞𝐫.
Trata-se de uma exposição que combina espiritualidade, memória e crítica social, marcada pela presença das reflexões do Professor 𝐀𝐧𝐢𝐥 𝐒𝐚𝐦𝐚𝐫𝐭𝐡, afirmando-se como um 𝐠𝐫𝐢𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨 que apela à consciência e ação.
𝐃𝐢𝐥𝐢𝐚 𝐌𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐌𝐨𝐮𝐫𝐚 𝐅𝐫𝐚𝐠𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐒𝐚𝐦𝐚𝐫𝐭𝐡, nascida em N’dalatando, Angola, em 1956, é formada em Desenho e Gravura pela Escola Superior de Artes do Porto. Criadora, professora, investigadora e estudante permanente, participou em inúmeras exposições de artes plásticas e dinamizou intercâmbios pedagógicos em Portugal e no estrangeiro. O seu trabalho integra coleções particulares e oficiais em diversos países da Europa, África, Ásia e América.
A exposição está aberta ao público às 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐚𝐬, 𝐪𝐮𝐚𝐫𝐭𝐚𝐬, 𝐬𝐞𝐱𝐭𝐚𝐬 𝐞 𝐬𝐚́𝐛𝐚𝐝𝐨𝐬 das 𝟏𝟔𝐡 𝐚̀𝐬 𝟏𝟗𝐡.
𝑽𝒆𝒎 𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒛 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐 𝒂𝒎𝒊𝒈𝒐 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆́𝒎!
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Rua de São Bento, 170, 1200-821 Lisbon, Portugal, Rua de São Bento 170, 1200-821 Lisboa, Portugal, Lisbon