“Exílios no Feminino” | sessão de cinema e debate da AJA NORTE

Fri, 06 Dec, 2024 at 09:30 pm

Rua Miraflor, 155, 4300-334 Porto, Portugal | Porto

MIRA FORUM
Publisher/HostMIRA FORUM
\u201cEx\u00edlios no Feminino\u201d | sess\u00e3o de cinema e debate da AJA NORTE
Advertisement
No dia 6 de dezembro, pelas 21h30, a AJA Norte – Associação José Afonso, Núcleo do Norte organiza no MIRA FORUM uma sessão de cinema para visionamento do filme documental “Exílios no Feminino”, realizado por Edgar Feldman e Paulo Guerra, seguido de debate com as protagonistas do livro com o mesmo título que está na origem da criação fílmica.

EXÍLIOS NO FEMININO
Filme Documental
O filme documental desenvolvido por Edgar Feldman, Paulo Guerra e Eduarda Manso está organizado em dois episódios, cada um com cerca de 50 minutos e reproduz as entrevistas realizadas a Amélia Resende, Beatriz Abrantes, Fernanda Marques, Helena Cabeçadas, Helena Rato, Irene Pimentel e Maria Emília Brederode dos Santos.
A antestreia foi levada a efeito na Associação 25 de Abril no dia 29 de abril de 2023 e a sua apresentação pública ocorreu nos dias 23 e 24 de Abril na RTP 2, às 23h00.
No termo das apresentações do filme será realizado um debate com a participação dos protagonistas do livro Exílios no Feminino presentes no MIRA FORUM, Carlos Ribeiro editor da obra e as coautoras Fernanda Marques, Amélia Resende e Maria Emília Brederode Santos. Moderação por Paulo Esperança. A publicação esteve na base do filme documental agora apresentado no Porto.
Fazem parte da equipa Edgar Feldman e Paulo Guerra na realização, Eduarda Salaviza Manso nas entrevistas, Jorge Galvão nos grafismos e Luís Cilia na música original.

O que dizem do livro?
A opinião de ANTÓNIO BRACINHA VIEIRA
“....na verdade não se exilam, mas migram, devendo regressar, como as autoras…”
Percorri o livro, que acho interessantíssimo: reúne um hábil e eficaz engenho editorial com uma verdadeira excelência estética, que logo começa pela capa, com a revoada de grous – se bem os identifico – ave sagrada no Oriente e de presságios, no Ocidente (na verdade não se exilam, mas migram, devendo regressar, como as autoras).
Link trailer:

Os tons vermelhos, azuis e cinza das silhuetas acentuam a dramaticidade destas imagens, em que os próprios «exílios» do título prescindem da maiúscula, que é outorgada ao O com a cruzeta, que indica a essência feminina.
A ideia de repartir os comentários de sete mulheres por diversas áreas temáticas também é original. O leitor confronta-se com intervenções sucessivas de cada uma delas, a propósito de vários momentos capitais da história da modernidade.
São depoimentos de grande paixão, que exprimem a esperança, a surpresa, a desilusão, a expectativa, a espera, e outros sentimentos fortes. E como cada uma olha do seu ângulo, o leitor cruza várias perspectivas dos acontecimentos que se jogam. É, sem dúvida, uma maneira de fazer história (que sempre escrevo com minúscula, por não confiar nela) enquanto as testemunhas permanecem.
Quanto às fotos, trazem à cena a profundidade do tempo, aumentam o encanto das narrativas: mostram essas mulheres naqueles tempos heróicos, e no tempo actual da reflexão.
Parabéns às autoras e felicitações ao editor.
António”

Advertisement

Event Venue & Nearby Stays

Rua Miraflor, 155, 4300-334 Porto, Portugal, Rua de Miraflor 135, 4300-334 Porto, Portugal,Porto, Portugal

Discover more events by tags:

Business in PortoEntertainment in Porto

Sharing is Caring: