Advertisement
IX Mostra Gargalhadas na LuaGARGALHADAS EM CONSTRUÇÃO
Projeto vencedor da Open Call de apoio à criação 2025
"Arqueologias poéticas cotidianas"
20 Setembro - 15h00
21 Setembro - 15h30
Largo da Casa do Coreto
Entrada livre / contribuição chapéu
O projeto “Arqueologias poéticas cotidianas” consiste em uma ocupação/intervenção espacial com máscaras teatrais através da apresentação de esquetes cômicas a ser realizada pelas artistas Elisa Rossin e Patrícia Ubeda.
Trata-se de um encontro entre a sutileza da máscara do palhaço e a fisicalidade própria das máscaras inteiras silenciosas; uma busca pelo jogo e comicidade que revelam uma poética própria. Ao mesclar a arquitetura corporal e espacial, as máscaras dilatam as características humanas, os personagens são reconhecidos como caricaturas móveis que provocam identificações imediatas nos espectadores.
Os esquetes lançam um olhar poético e cômico sobre a diversidade e o comportamento humano, trazendo ludicidade para situações simples e cotidianas. Essa dimensão poética se relaciona com a cidade, seu cotidiano e seus habitantes, explorando novos modos de se pensar artisticamente o espaço, suas relações com o corpo, a consciência estética e a produção de subjetividade.
Pretende-se a construção de uma narrativa visual organizada por meio de um roteiro de ações, um procedimento que remete ao storyboard dos desenhos animados ou à sequência simplificada de banda desenhada. Cada pequeno encontro pretende ocupar o espaço urbano - nomeadamente a pequena praça do Coreto onde é sediada a Casa do Coreto, espaço onde acontece o Festival Gargalhadas na Lua - a aproveitar a especificidade desse local: o coreto, os bancos, o passeio, o pequeno muro que circunda a praça e talvez até o comércio local. Para tanto, o projeto prevê alguma pequena itinerância do público para que ele descubra - quase como espectador cusco a espreitar cada um dos encontros.
Nesse caminho máscaras, objetos e principalmente o espaço urbano (incluindo seus elementos próprios) não só ganham evidência como guiam o desenvolvimento da dramaturgia e da encenação. É a partir de gestos, movimentos, ações e manipulações que surgirão composições imagéticas capazes de materializar no tempo e no espaço a poesia que almejamos com esta obra para o público em geral.
O projeto “Arqueologias poéticas cotidianas” representa a vontade das artistas Elisa Rossin e Patrícia Ubeda de conjugar o trabalho das máscaras silenciosas, a essência do palhaço e o espaço urbano e habitar o território português. É também a continuidade de uma investigação iniciada no Brasil, com a Cia do Quintal há muitos anos. O desejo de habitar as ruas de Lisboa.
Organização: Lua Cheia teatro para todos e A Nariguda
Parceria: JFCarnide
Apoio: Camara Municipal de Lisboa
República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Rua Neves Costa, 45, Lisbon, Portugal, Rua Neves Costa 45, 1600-532 Lisboa, Portugal, Amadora