Advertisement
O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso "Serralves, um museu na cidade dos museus", por Emilia Ferreira, a realizar-se nos dias 2, 3, 9 e 10 de Dezembro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6Faça a sua inscrição em: https://www.elcorteingles.pt/ambitocultural/
Sinopse
Em Portugal, o primeiro museu público de arte foi fundado na cidade do Porto, em 1833. Depois desse momento fulcral, e ao longo de quase duzentos anos, outros museus nasceram. Serralves, com a sua arquitectura única e o jardim, marca um momento incontornável nessa história, abrindo a cidade à contemporaneidade e ao panorama artístico internacional, numa moldura de excepção. Neste curso, dos edifícios às colecções e aos criadores, passando pela relação com os visitantes, iremos ver como um museu como Serralves se mantém um organismo desafiador, que se deseja crescentemente relevante no exigente panorama museológico internacional.
1ª Sessão - Dia 2 de Dezembro
O Porto, uma cidade de museus. Foi ainda em pleno cerco do Porto que o lente de Desenho da Academia de Comércio e Marinha, João Baptista Ribeiro, chamado a fazer o retrato de D. Pedro, lhe apresentou a proposta de criar um museu na cidade. Fique a par do nascimento desse primeiro museu público de arte e dos que se lhe seguiram — até à criação de Serralves.
2ª Sessão - Dia 3 de dezembro
Serralves, um projecto para acolher a cidade e o mundo contemporâneo. Todos os museus contam a sua história a partir do edificado e das colecções à sua guarda, criando relação com os públicos. Conheça os caminhos que levaram à criação de Serralves e do projecto com que se apresentou à cidade.
3ª Sessão - Dia 9 de Dezembro
Políticas expositivas. Investigação e exposição. Criar relação. As exposições nascem de projectos de investigação e da selecção de obras. Saiba quais as linhas orientadoras que se colocam aos profissionais que as criam. Como trabalham com obras e com os seus autores, e como se dão a ver as complexidades dos distintos discursos visuais do nosso tempo.
4ª Sessão - Dia 10 de Dezembro
O Jardim como espaço expositivo e de fruição. Diferentes lugares pedem distintas obras e formas de exposição. Em Serralves, o edificado e o jardim funcionam com frequência em diálogo. Descubra alguns modos de integrar a arte contemporânea no espaço natural
Biografia
Emília Ferreira
Nasceu em Lisboa, em 1963. Licenciada em Filosofia (FLL) e mestre e doutorada em História da Arte Contemporânea (FCSH/NOVA). Tem cerca de 30 livros publicados e inúmeros textos sobre museus, arte e artistas contemporâneos. É desde dezembro de 2017 diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea e da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Lisboa).
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Avenida da República, 1435, 4430-999 Vila Nova de Gaia, Portugal, Avenida da República 1431, 4430-204 Vila Nova de Gaia, Portugal, Vila Nova De Gaia