Advertisement
Formação | Aula de Apresentação - Curso Formação Teatral 2026Entrada Gratuita | gretua.pt (esta inscrição é referente apenas à aula de apresentação e não ao respetivo curso)
O Curso de Formação Teatral GrETUA pretende reunir os conteúdos essenciais para a aquisição de competências necessárias à iniciação das práticas do palco. Será lecionado entre outubro e dezembro, em horário pós-laboral.
Nesta aula de apresentação será apresentado o plano do respectivo curso, horários e condições. A entrada é livre e apenas limitada à lotação da sala. Mesmo que não te tenhas inscrito no formulário a tempo, serás mais do que bem vindo a juntar-te na mesma.
____
O curso é composto por diferentes módulos práticos, teóricos e técnicos, orientados por diferentes formadores. Esta edição inclui os seguintes módulos:
Laboratório de Criação, com João Garcia Neto
Residência artística no AGITlab, em Águeda. Durante um fim de semana, os participantes vão cozinhar uns para os outros, dormir debaixo do mesmo teto e inventar formas de ocupar o palco como quem explora um território fronteiriço: cruzando escrita, artes visuais e performance. O processo culmina num ensaio aberto ao público.
Improvisação - Espaço Aberto, com Beatriz Maia
Oficina de improvisação que estimula imaginação, escuta e trabalho em grupo. Através de exercícios práticos, treina a resposta ao inesperado e promove colaboração e novas formas de expressão.
Clown, com Rui Paixão
Exploração intensiva da improvisação e da criação espontânea, em busca de uma dança clownesca expressiva, grotesca e provocadora.
Voz, com Mariana Camacho
Trabalho multidimensional sobre a voz enquanto corpo e identidade. Exercícios práticos que exploram a relação entre técnica e expressão, através de textos, canções e presença em cena.
Interpretação - Introdução ao Naturalismo, com João Tarrafa
Introdução ao Naturalismo como ferramenta para a construção de personagens e cenas dramáticas, focando a observação do real e a verdade em cena.
Movimento, com Sara Santervás
Investigação prática do corpo em movimento como experiência individual e coletiva, explorando consciência corporal, memória e escuta, abrindo espaço a forças de protesto, resistência e desejo.
O Documento na Cena Contemporânea, com Janaina Leite
Módulo teórico sobre o teatro documental e os teatros do real, refletindo sobre o uso do documento na criação de dramaturgias híbridas que cruzam arte e vida.
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
GrETUA, Gretua, 3810-502 Aveiro, Portugal, Aveiro