Advertisement
16 de Novembro | domingo | 20h: Pet Retina & i.o (ca) + Le Vice Anglais (pt) @ Prisma Estúdio (Rua da Palma, 268 - Lisboa | entrada: 5 ruídos)No dia 16 de Novembro a ATR estará na Prisma Estúdio para apresentar dois projectos do músico canadiano Maxwell Patterson aka i.o, que a ATR teve o prazer de receber em 2023 com o seu solo de bateria e que desta feita virá também tocar com o seu duo de circuit-bending-noise Pet Retina, ambos muito bem antecedidos pelos Le Vice Anglais, duo de improv-jazz-noise do guitarrista Ricardo Guerra e do saxofonista Bruno Parrinha, ao qual entretanto se juntou Flak na bateria e electrónicas!
Oriundo de Vitória na Colúmbia Britânica (Canadá), o baterista e percussionista Maxwell Patterson é um dos músicos mais activos e inovadores do panorama musical canadiano. A desafiar géneros e convenções desde há mais de uma década, tem vindo a explorar nas suas abrasivas composições elementos de jazz, noise-rock, math-rock, improvisação livre, pós-hardcore, screamo e até mesmo percussão carnática do sul da Índia.
Regressa a Lisboa depois do demolidor concerto que deu no Disgraça em 2023 e desta vez além do seu projecto a solo i.o, traz-nos também o seu duo de circuit-bending-noise Pet Retina. Em i.o Maxwell toca bateria acompanhado por samples de guitarra pré-gravados, criados por si e na sua maioria vindos de actuações ao vivo feitas entre 2021 e 2023. Em Pet Retina Maxwell conta com a participação de Lauren Kale, que usa pedais de efeitos e brinquedos electrónicos com circuitos modificados de forma a gerar resultados bizarros e muitas vezes aleatórios.
https://ioiomusic.bandcamp.com/album/four-suites-for-circuit-bent-toys-and-percussion
https://ioiomusic.bandcamp.com/album/not-all-prophecies
A expressão "le vice anglais" designa o gosto adquirido de receber castigos corporais, alegadamente difundidos entre a população inglesa. Especula-se que este gosto é estimulado pela exposição regular dos adolescentes às referidas práticas na educação tradicional (actualmente em desuso). Na psicanálise, a ligação entre o prazer na dor (masoquismo) e a compulsão à repetição é um tema central, Freud postulou que o funcionamento psíquico era regido pelo princípio do prazer, que busca satisfação e evita o desprazer. No entanto, a observação clínica de pacientes que repetiam incessantemente experiências traumáticas e dolorosas desafiou essa teoria. Na busca de satisfação no sofrimento, a psicanálise sugere que as pessoas podem obter uma forma de satisfação ao se colocarem em posições de serem magoadas ou abusadas. A repetição de situações dolorosas serve também como forma de autopunição para satisfazer exigências internas, o que paradoxalmente pode trazer uma forma distorcida de alívio ou prazer. Através da repetição, o indivíduo pode transformar uma experiência traumática vivida passivamente numa ação ativa, o que confere uma ilusão de controle sobre o trauma original.
Este contexto serve de base conceptual para definir a catarse dos "Le Vice Anglais" em resposta às pressões da sociedede actual.
https://4darecord.bandcamp.com/album/vas-y
https://www.jazzword.com/reviews/vas-y/
Advertisement
Event Venue & Nearby Stays
Prisma Estúdio, Rua da Palma 268, 1100-394 Lisboa, Portugal, Lisbon
Concerts, fests, parties, meetups - all the happenings, one place.










