O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a 1.ª Sessão do Ciclo de Conferências Marguerite Duras: A Aventura de Escrever, por Ana Rocha, a realizar-se no dia 13 de fevereiro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.
Sinopse
A escritora francesa morreu em Paris há 30 anos, em março de 1996. Contam as pessoas que contactaram diretamente com Marguerite Duras que ela exercia “o efeito de Medusa” sobre os interlocutores: tal como a divindade grega, paralisava-os, não pelo seu olhar, mas pela potência do seu verbo, conseguindo a façanha de lhes impor rapidamente a sua visão sobre a literatura, o movimento da Resistência, o colonialismo, o antimilitarismo, o feminismo, o comunismo e o esquerdismo.
Durante décadas, Marguerite Duras marcou a literatura e o cinema europeus. Juntamente com Robbe-Grillet, Claude Simon, Nathalie Sarraute e Michel Butor, foi um dos vultos importantes do Nouveau Roman, questionando o Realismo do século XIX e o romance tradicional numa série de obras com narrativas não-lineares que operavam com a desconstrução e a desestruturação das personagens, apostando na primazia da forma sobre o conteúdo. Com o foco sempre colocado na “aventura de escrever”, as palavras dos seus livros caíam como pedras em frases plenas, preciosas, carnudas e ondulantes, ora lentas ora rápidas. Com O Amante, Duras recebeu em 1984 o Prémio Goncourt.
1.ª SESSÃO — 13 DE FEVEREIRO
Nesta sessão, serão analisados alguns momentos da vida da escritora que nasceu na Indochina em abril de 1914, tendo recebido o nome de batismo Marguerite Germaine Marie Donnadieu. Será destacada a investigação da jornalista Claire Julliard em Sombras e Silêncios de Marguerite Duras, expondo-se as ligações da escritora ao regime colonial francês, explorando também alguns dos segredos que ela manteve sobre a sua vida profissional e pessoal na França ocupada pelo exército alemão. «Vivo o real como um mito», escreveu. A linguagem normalizada, a gramática normalizada e o estilo de escrita normalizado que formatam o pensamento não estão presentes na sua vastíssima obra, com títulos como A Dor, O Marinheiro de Gibraltar, Olhos Azuis, Cabelo Negro, Chuva de Verão, O Vice-Cônsul e O Amante, alguns dos seus livros mais lidos.
Event Venue
El Corte Inglés Portugal (El Corte Inglés Lisboa), SUPERCOR, Rua Marquês de Fronteira, 1070-289 Lisboa, Portugal, Lisbon
Concerts, fests, parties, meetups - all the happenings, one place.






![As Can\u00e7\u00f5es de Amor de S\u00e9rgio Godinho - Biografias do Amor [LISBOA]](https://cdn-ip.allevents.in/s/rs:fill:500:250/g:sm/sh:100/aHR0cHM6Ly9jZG4tYXouYWxsZXZlbnRzLmluL2V2ZW50czQvYmFubmVycy9mNDYyOTUwN2ViMDkwNDQyMzlkNDU0Y2QxYTAxNTE5ZjFiMzA0MWVkNWM3MTFiMzczMTI4MDJhZDRjYjVlY2Y2LXJpbWctdzEyMDAtaDYyOC1kY2Y1ZWJlOS1nbWlyP3Y9MTc2ODE2ODkxMw.avif)


